9 bons motivos para comemorar 2016: Parque Tecnológico em Caruaru, novo projeto, eventos, parcerias e mais!

Apesar dos “apesares” da minha vida pessoal (Alguns probleminhas de saúde), 2016 foi um ano satisfatório no aspecto profissional. Início de um novo projeto, participação e organização de eventos, networking sensacional e primeiros passos para o Parque Tecnológico Tapioca Valley em Caruaru fizeram parte da minha trajetória dos últimos 12 meses.

Foram vários bons acontecimentos no decorrer do ano, porém, para resumir, pontuei apenas os 9 principais. Vamos a eles então:

1. EXCEL MASTER

Em 2016 lancei a marca Excel Master, que atua ministrando cursos de Excel em Caruaru e região. Os treinamentos são corporativos e totalmente presenciais, com material didático exclusivo e grande interação com os participantes. Além dos cursos, também são ofertados os serviços de desenvolvimento de planilhas e consultoria.

O segundo semestre foi o momento de maior demanda, onde alguns times de empresas da cidade foram formados e passaram a desenvolver suas atividades com muito mais produtividade.

Neste primeiro ano de atuação também foi possível entender melhor o mercado e mapear necessidades das empresas locais para implementar novidades em 2017.

Uma plataforma de treinamentos online também está a caminho, para oferecer ainda mais possibilidades aos entusiastas do Excel.

2. ENCONTRO DA LOCAWEB RECIFE

Cumprindo o compromisso comigo mesmo de sempre ir a, pelo menos, um evento por ano fora de Caruaru, no mês de maio participei no 18º Encontro da Locaweb em Recife. Foi bacana demais! Palestrantes muito bons apresentando conteúdo riquíssimo, com destaque para a gloriosa Martha Gabriel, que sempre dá um show em suas apresentações.

Conheci alguns produtos da Locaweb que até então não conhecia, especialmente, o Tray, plataforma de loja virtual para quem deseja vender pela internet. Os valores são bem acessíveis que vão escalando de acordo com o porte do cliente. Gostei bastante!

3. PALESTRA NO SENAC

Também em maio e a convite do amigo e professor Esdras Ricardo, tive a feliz oportunidade de ministrar a palestra 10 Mandamentos do PowerPoint para a Turma de Montador e Reparador de Computadores do Senac Caruaru. Momento bem descontraído e nutritivo com uma galera massa e antenada com tecnologia.

Os slides da apresentação estão no meu SlideShare e se você desejar esta palestra em sua sala, escola, faculdade, empresa ou evento, basta entrar em contato. Estamos aí!

4. ENCONTROS DE EMPREENDEDORES

Desde março de 2013 participo da comunidade Empreendedores do Agreste, que realiza encontros informais  com objetivo de conectar empreendedores e profissionais para compartilhar experiências entre si.

Tive a oportunidade de com outros colegas organizar o encontro do mês de maio/2016 e nele tivemos a palestra do amigo e consultor da Estratégia & Resultados Consultoria, Allysson Hildegard. Ele propagou conhecimento sobre empreendedorismo e o debate gerado no evento foi ímpar, com uma excelente interação dos participantes. Foi show!

5. PALESTRA DE GUANABARA

Desde 2014 sou associado à Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC) e faço parte da Câmara Setorial de Tecnologia da Informação. E em setembro de 2016 tivemos a honra de receber Gustavo Guanabara em pessoa aqui na Capital do Agreste para ministrar a palestra 50 Dicas para destruir sua carreira nas redes sociais. Conseguirmos reunir mais de 100 pessoas no auditório da ACIC e foi um momento memorável, uma vez que acompanho Guanabara desde seu podcast e sou grande admirador do seu trabalho.

6. PARQUE TECNOLÓGICO DE CARUARU TAPIOCA VALLEY

Uma das principais ações que pude me envolver em 2016 foi, sem sombra de dúvida, o Movimento Tapioca Valey, que vislumbra o desenvolvimento de um Parque Tecnológico em Caruaru. Projeto este que tem como objetivo atrair e instalar empresas na cidade que possam empregar a mão de obra qualificada de tecnologia que é formada nos centros acadêmicos locais, assim, incrementando riqueza e aquecendo a economia não só de Caruaru, mas da região Agreste.

7. CONSOLINE CARUARU

Algo muito interessante que também aconteceu em 2016 foi o Congresso de Software Livre do Nordeste (CONSOLINE). Pela primeira vez, Caruaru sediou o evento que aconteceu no mês de novembro nas dependência no SENAI Caruaru.

O evento foi organizado Diógenes Souza e Robson Escobar, Diretores da Fuctura Tecnologia, escola de Software Livre que atua em Recife. A IBM foi a principal patrocinadora do evento e trouxe um time de palestrantes muito competente que apresentaram soluções para o mercado de pequenas e médias empresas.

O que mais me chamou atenção no evento, foi a palestra sobre o Watson, o supercomputador “pensante” da IBM embarcado com uma Inteligência Artificial de altíssimo nível. Capaz de entender, raciocinar e responder perguntas. Deu para prevê que em breve ele causará grande impacto em muitos mercados (em breve mesmo!).

O networking foi muito interessante por lá também, galera massa, engajada e sem frescura para compartilhar conhecimento. Foi simplesmente, épico!

8. I SEMANA NACIONAL DE INSPIRAÇÃO ACADÊMICA

Outro evento de grande valor que também aconteceu no mês de novembro foi a 1ª Semana Nacional de Inspiração Acadêmica, que é promovida pela startup SuperLattes, dos amigos Tertuliano, Tony e Well.

Fui espectador em vários momentos e tive a felicidade de participar da mesa redonda sobre Inovação e Soluções em TI para o Mercado Tradicional – É possível pensar fora da caixa para inovar dentro da Caixa?. Foi muito interessante o debate e o evento em geral. Agora é só esperar a 2ª Edição.

9. COORDENAÇÃO DA CÂMARA SETORIAL DE TI DA ACIC

Como já citei acima, faço parte da Câmara Setorial de TI da ACIC e ainda no ano passado recebi a missão para coordenar esse núcleo durante o biênio 2017-2018. Uma responsabilidade muito grande assumir esse cargo na maior associação comercial do Norte e Nordeste do país. Mas com o time de empresários e profissionais de TI lá existente, tenho certeza que contribuiremos de forma significativa para Caruaru e região.

Os trabalhos já começaram e em 2017 vem muita coisa por aí. Siga-nos os bons!

CONCLUSÃO

Como deu para perceber o ano foi bem movimentado e sobretudo, produtivo. Várias parcerias fechadas com muita gente boa, eventos e networking de alto nível. Palestras, treinamentos e grandes projetos como o Tapioca Valley também engrandeceram muito o ano. Portanto, agora é trabalhar bastante para fazer de 2017 um ano ainda melhor.

Para acompanhar toda a movimentação tecnológica de Caruaru e região, sugiro que me acompanhe nas redes sociais. Segue abaixo meus principais contatos:

Por fim, desejo-lhe que em 2017 você possa buscar toda saúde e sucesso que lhe desejaram no final de 2016. 😀

Vamos em frente!

Laurentino Mello

Construtor do conhecimento, propagador do saber, semeador de ideias, facilitador do progresso, transformador de vidas e formador de competências. Adora tomar um café para falar sobre tecnologia, Excel, empreendedorismo, inovação, futuro, mercado, tendências, etc e tal.

Website: http://excelmaster.com.br

2 Comentários

  1. Opa! Bacana saber que o Mestre Laurentino contínua a todo vapor nas atividades profissionais rsrsrs gostei de saber também desse projeto Tapioca Valley! Algo me diz qie 2017 vai ser um grande ano para a área na região.
    Abraço grande Laurentino Mello!

    • Pois é meu amigo. Estou voltando pra internet e seguindo as ações offline também. 2017-2018 certamente serão anos importantíssimos para o desenvolvimento econômico e tecnológico da Cidade.

      Um grande abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *