O PARADOXO de 2017: O MELHOR e PIOR ano ao mesmo tempo!

2017 conseguiu, para mim, ter uma característica muito especial. Ele foi o melhor ano em relação a oportunidades que surgiram (algumas inclusive serão exploraras em 2018), mas ao mesmo tempo conseguiu ser o pior em ações que rentabilizassem do ponto de vista financeiro.

A economia, no geral, em todo país, foi bem modesta, e aqui no mercado local seguiu a passos ainda mais lentos. Mas minha ideia não é lamentar as coisas ruins que aconteceram e sim evidenciar as boas. Portanto, apesar das dificuldades, gostaria de apresentar alguns dos bons momentos que 2017 me proporcionou:

PALESTRA PELO PROGRAMA RYLA DO ROTARY CLUB

Em março, a convite do Rotary Club Caruaru Norte palestrei para os alunos do ensino médio da Escola Padre Zacarias Tavares. Foi incrível falar para os jovens da escola que estudei o ensino fundamental e parte do médio.

Mais informações sobre o evento e os slides da minha palestra clique AQUI.

ENCONTRO DE EMPREENDEDORES E STARTUPS DO AGRESTE

No mês de maio participei do 10º Encontro de Empreendedorismo e Startups do Agreste. Evento que na oportunidade trouxe um debate muito interessante sobre Os impactos da reforma trabalhista no empreendedorismo local. É sempre muito massa estar com essa galera que “vibra em outra frequência”.

Confira como foi o evento clicando AQUI.

VISITA AO PORTO DIGITAL

Entre as coisas boas de 2017, no mês de junho estive no Porto Digital do Recife através de uma Missão Empresarial realizada pela ACIC Jovem em parceria com a Câmara Setorial de TI da ACIC.

Mais detalhes, clique AQUI.

PALESTRA NO SENAC

Em julho do ano passado a Câmara de TI da ACIC promoveu o 1º Ciclo de Palestras de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação. Na oportunidade, ministrei a palestra Onde está o seu DeLorean? para alunos do programa Jovem Aprendiz do SENAC.

Foi incrível falar para quase 200 pessoas sobre tecnologia, futuro e mercado de trabalho.

Para fotos, informações e slides da palestra, clique AQUI.

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PARQUE TECNOLÓGICO EM CARUARU

Desde 2016 o Movimento Tapioca Valley trouxe para Caruaru a ideia e as discussões sobre a possibilidade de existir um Parque Tecnológico na capital do Agreste. Esse movimento está representando uma verdadeira comunidade de estudantes e profissionais que desejam ver Caruaru com oportunidades decentes na área de TI.

Devido a grande repercussão e importância do tema para a região, em agosto de 2017 aconteceu uma audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores de Caruaru. Participaram representantes de várias instituições e entidades de classe. Na ocasião, representei a Câmara Setorial de TI da ACIC.

MAIS UM EVENTO NO SENAC

No mês de novembro, 2017 me reservou a participação no II Circuito de Tecnologias SENAC. Foi um debate muito saudável e interativo com os participantes do evento. A mesa redonda teve como tema: O futuro da indústria e do comércio de produtos de moda e tecnologia.

Fiquei lisonjeado em participar e muito grato ao SENAC pelo convite.

LEI DE INCENTIVO A TECNOLOGIA E ECONOMIA CRIATIVA

2017 vinha terminando bem quando ficou melhor ainda com a notícia de que foi aprovada a LITEC – Lei de Incentivo à tecnologia e Economia Criativa.

A Lei incentiva empresas instadas em Caruaru de 32 atividades de tecnologia e economia criativa com a redução da alíquota do ISS de 5% para 2%.

Com a medida, Caruaru deu mais um passo para  conseguir captar empresas que possam empregar a mão de obra de TI formada em nossas faculdades e centros universitários.

Você pode conferir o projeto de lei aprovado no site da Câmara de Vereadores de Caruaru.

CONCLUSÃO

Mesmo tendo clareza que 2017 não foi um ano fácil, ainda assim comemoro as coisas boas que aconteceram. Sobre tudo, foi um ano que me proporcionou bastante aprendizado para começar 2018 com muita esperança (do verbo esperançar), motivação e entendimento de que os erros cometidos não serão repetidos.

Ah, inclusive já defini o meu lema para este ano: Meu foco será na solução, por que problema já tenho demais!. 😀

Por fim, desejo um 2018 de muita saúde, trabalho e sucesso a todos!

Laurentino Mello

Construtor do conhecimento, propagador do saber, semeador de ideias, facilitador do progresso, transformador de vidas e formador de competências. Adora tomar um café para falar sobre tecnologia, Excel, empreendedorismo, inovação, futuro, mercado, tendências, etc e tal.

Website: http://excelmaster.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *